[RPG Maker Vx/Ace]Dica: Menu por eventos (Pictures)

Ola!
Falarei de um assunto que interessará a poucos talvez. E pode não ser de grande utilidade mas, creio que deixará o menu por eventos mais funcional. (talvez mais comum em menus por pictures)

Bom... quando inserimos uma "condição" para ser ativada pelos botões direcionais (baixo, esquerda, direita, cima) sempre temos que fazer artimanhas para "travar" o personagem para que ele não ande. Certo?

E... porquê não cortar os comandos de "andar" pela raiz? ... isso mesmo! simples assim. Desativar o comando de andar diretamente no Script. (evitando conflitos desnecessários)



Com o RPG Maker VX Ace aberto, abra o "editor de script" (atalho: F11).
Ao abri-lo, procure pelo script "Game_Player" na lista que aparece à esquerda e clique nele.
Agora, nas linhas que aparecem na janela à direita, procure pelo comando "move_by_input" que estará provavelmente (ou aproximadamente) na linha 318.

Este comando executa o andar do personagem, e nós podemos desativá-lo por uma switch quando não quisermos que o personagem mova.

A condição que nós usaremos será " if $game_switches[1] == false "

O comando todo ficará:

move_by_input if $game_switches[1] == false



Isto significa que o personagem irá se mover "se" a switch número 01 estiver desligada, logo, para ele  não se mover, deve-se ativar a switch.

Por: Nalfam



 

1 comentário:

  1. Bem útil para parar o herói, não teria chegado lá!!!

    Parabéns ao criador e a si por postar!

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